sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Blumenau - SC - Brasil

Sede da Prefeitura

Fundada em 2 de setembro de 1850, pelo farmacêutico Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, como um empreendimento particular, a colônia, por questões financeiras, foi vendida em 1860 ao Governo do Império. Nesta nova fase, sob a direção do Dr. Blumenau como funcionário do Império, a Colônia acelerou o seu ritmo de crescimento.
O desenvolvimento de Blumenau nas áreas social, cultural e econômica, é resultante do espírito de união que sempre caracterizou a comunidade. Esta marca do povo blumenauense foi o legado deixado pelos seus colonizadores que, isolados dos grandes centros, encontraram no associativismo as soluções dos seus problemas.
Com o alvorecer do século XX, deu-se novo surto de crescimento econômico. A criação de vários sistemas básicos (luz, telefone, sistema de crédito), a expansão do sistema de transporte com a implantação da Estrada de Ferro Santa Catarina e a agilização do transporte rodoviário (construção de pontes) dinamizaram a comunicação e o comércio do interior do município com os outros centros.
Até 1930 o município ocupou uma área territorial de 10.610 Km2. A partir desta década, iniciou-se a fase dos desmembramentos do grande território, que deu origem a 42 novos municípios ao longo dos anos.
Por sua localização estratégica no Médio Vale do Itajaí, Blumenau tornou-se a principal cidade da região e pólo da indústria têxtil do país. A verticalização da paisagem urbana, iniciada nos anos 60, deu à cidade características de um urbanismo voltado ao turismo. O grande evento turístico está representado pela Oktoberfest.
Submetido a um crescimento que ao longo da sua trajetória histórica sofreu descontinuidades, motivadas por fatores diversos e pela própria crise econômica que o país atravessa, o município chega ao século XXI com as potencialidades de uma cidade grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário