quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Água Doce - SC - Brasil


Parque Eólico
No ano de 1839, o território dos Campos de Palmas, assim chamado devido a grande quantidade de palmeiras que ali haviam, habitado por índios, foi conquistado e ocupado por membros das frentes de expansão Guarapuava/PR. Chefiada por José Ferreira dos Santos e Pedro Ciqueira Cortes, tendo como participantes José Caetano (Barão de Tibagy) e Antônio de Sá Camargo (Visconde de Guarapuava), personalidades que mais tarde, fizeram parte da história do Brasil.

As atividades econômicas desenvolvidas tiveram base na criação e comércio de gado, principalmente o bovino e extração da madeira.

As Terras que compreendem o município foram contestadas por Brasil e Argentina e pelos Estados de Santa Catarina e Paraná. Em 1916, passaram a pertencer a Joaçaba, tendo por denominação: Encruzilhada.

Por volta de 1943, torna-se distrito com o nome de Água Doce. O nome escolhido teve origem em um pequeno incidente, quando os moradores da vila dirigiam-se em tropas para Marcelino Ramos em busca de mantimentos. Numa dessas viagens, a mula do tropeiro João Líbia, trazendo açúcar, caiu no rio, perdendo toda sua carga e dando a denominação ao rio e ao município.

A partir da segunda década do século XX (a partir de 1923), começaram a migrar os primeiros colonizadores italianos em busca de novas terras, vindos na sua maioria da região nordeste do Rio Grande do Sul.

Com a divulgação destas terras, novos colonos seguiram o caminho dos primeiros contribuindo para o seu crescimento e desenvolvimento.

O aspecto geográfico, de uma região inexplorada que se encontrava coberta de mato, principalmente pinheiro, determinou a formação de uma vila para que as famílias permanecessem unidas.

Em 21 de junho de 1958 foi criado o município de Água Doce, sendo instalado no dia 25 de Julho do mesmo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário