segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Águas Mornas - SC - Brasil


Águas Mornas Palace Hotel

Em 1837, ao longo da estrada de Lages foi fundada a colônia de Vargem Grande por 43 alemães e 1 dinamarquês. Dez anos depois foi fundada a Colônia de Santa Isabel por 164 imigrantes alemães católicos e evangélicos. Por isso Santa Isabel é a mais antiga colônia evangélica de Santa Catarina.
Em 1860 foi fundada a Colônia de Teresópolis, por 40 imigrantes alemães vindos da região da Renânia e Westfália, na Alemanha.
Devido a pouca fertilidade do solo e a surtos de malária, os colonos começaram a migrar para outras regiões, porém a fundação destas 3 colônias impulsionou o surgimento de outros povoados, como Caldas do Norte, onde foram encontradas duas fontes de águas termais.
Antes dos alemães a localidade servia de caminho para os tropeiros que vinham de Lages com seus produtos para vender em Desterro, atual Florianópolis - distante 36km -, o que ajudou no crescimento do município ao longo de sua formação.
Águas Mornas mantém as 3 colônias germânicas, Vargem Grande, Santa Isabel e Teresópolis, e calcula-se que 95% de sua população descendam de alemães.
Beneficiado pelo clima excelente, o município é o maior produtor de hortigranjeiros da Grande Florianópolis e conhecido internacionalmente por suas águas termais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário