sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Lages - SC - Brasil

Catedral

A Catedral Diocesana, sem dúvida, é um marco histórico da fé do povo serrano, bem como um cartão postal da cidade de Lages e região. As obras da Catedral foram iniciadas em julho de 1912, sendo pároco o Frei Gabriel Zimmer e como arquiteto-construtor o Frei Egydio Lother. Frei Gabriel percorreu toda a região serrana angariando recursos para a construção da igreja matriz, hoje, Catedral " ... ao saber que muitos fazendeiros para seus santos faziam doações, tratou de generalizar o gesto tradicional dos pecuaristas para reservar anualmente um terneiro para a construção da nova matriz.. Frei Gabriel passava de fazenda em fazenda para receber a doação, que os pecuaristas entregavam em valor". Os bonitos vitrais foram adquiridos nos anos de 1946, 1947 e 1950. O sistema de som ambiente, vindo de Porto Alegre/RS, foi inaugurado em 1950. Em 25 de dezembro de 1921, Frei Gabriel declara terminada a construção da matriz. Em 1º de janeiro de 1922 foi realizada a consagração da nova matriz por Dom Joaquim Domingues de Oliveira, bispo de Florianópolis. Em 18 de outubro de 1929 foi instalada a diocese de Lages e tomou posse o primeiro bispo diocesano Dom Daniel H. Hostin. Em 05 de abril de 1990 a Lei Orgânica do Município de Lages, declara a Catedral como "património cultural lageano".
Em 24 de dezembro de 1920, foram batizados os três sinos vindo da Alemanha. O maior foi batizado com o nome de Cristo Salvador, tom "mi" da escala musical com 1520 kg e o badalo com 87 kg. Este foi doado pelo Sr. Oscar de Brito e D. Alice Wendhausen. O sino médio se chamou Santa Maria, tom "sol" pesando 920 kg e o badalo de 66 kg. Foi doado por D. Baselissa Alves de Brito. E o menor se chamou São Francisco, tom "la" que pesa 610 kg com o badal de 48 kg e foi doado por D. Julinha Ramos. Somente os sinos custaram um décimo de toda a edificação. No total, fora a doação dos sinos, foram gastos na época 345.000$000 (Trezentos e quarenta e cinco contos de réis). Neste valor estão incluídas toda a decoração, órgão, altares, alfares, bancos, confessionários e as imagens que foram importadas da Alemanha.
Em 26 de maio de 1960 foi inaugurado o novo órgão da Catedral. Ele foi classificado pela imprensa como "monumental" e foi adquirido da Fábrica de Órgãos e Harmônicos Bohn de Novo Hamburgo/RS. O órgão da Catedral pesa 7 toneladas e era, na época, o maior de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário