sábado, 29 de agosto de 2009

Braço do Norte - SC - Brasil




De um livro de atas para a criação do município de Braço do Norte, foram escritos os seguintes dados: "Servirá este livro para nele serem transcritas as atas das diretorias regionais de adesão - e bem assim do registro das atas da Comissão Central de Propaganda - do distrito de Braço do Norte - criado por lei municipal n.º 1.217 de 02 de outubro de 1888, e, instalado por lei municipal n. º 152 de 17 de maio de 1892." Vila de Braço do Norte, fevereiro de 1943, Bernardo Francisco Locks, Intendente Distrital.
Para iniciarem-se o trabalho de propaganda quer na sede do distrito de Braço do Norte, e bem assim nos demais distritos de Rio Fortuna e Grão-Pará, para conjugar interesses gerais na criação do Município denominação "Braço do Norte" (7 de fevereiro de 1943).
No dia 10 de fevereiro houve reunião em Rio Fortuna, presidida por Teodoro Rodolfo Heidemann, intendente distrital. Nela se constitui uma diretoria para propaganda da criação do município de Braço do Norte.
O mesmo fez-se em 11 de fevereiro em Grão-Pará, e no dia 15 em Anitápolis, presidida pelo Sr. Carlos Della Borba, zelador do Núcleo Colonial Anitápolis, do Ministério da Agricultura.
O movimento emancipador teve alento em virtude da resolução n.º118 de julho de 1942, do Conselho Nacional de Geografia, que baixou recomendação acerca da revisão "dos quadros municipais e distritais a processar-se em 1943" e publicada no Diário Oficial de 21 de janeiro de 1943. m 21 de fevereiro de 1943, houve a primeira assembléia geral. A ação devia ser rápida, pois, segundo o decreto lei de 1938, "A revisão do quadro territorial de cada unidade política da federação, para que se instalem em 1º de janeiro de 1944 a nova divisão administrativa do País, que inalteravelmente, vigorará durante o qüinqüênio: 1944-1948.”.
Longos discursos patrióticos, em odes desmesuradas ao ilustre presidente Getúlio Vargas e ao interventor federal Dr. Nereu Ramos, para justificar o movimento organizado, pois temia-se fosse mal interpretado. Era na ditadura, e era época de guerra! Região de colonização alemã! Os distritos de Braço do Norte, Grão-Pará, Rio Fortuna e Anitápolis, desmembrar-se-iam dos municípios de Tubarão, Orleans e Palhoça.
Enviou-se longo ofício aos membros da comissão de revisão territorial ao Estado de Santa Catarina.
Com muita poesia apresentavam os motivos: "Há mais de meio século, esta abençoada região, como fosse um templo lendário, onde a natureza resplandecia, numa exuberância sem par, o homem brasileiro entrou ali em postura de adoração, de cabeça descoberta a olhar para o infinito, despojado dos pequenos artifícios da civilização com o tronco nu e pés descalços, com sua alma a espelhar-se na cristalina água nascente, sem calendários e sem convenções, todos os dias, liam as horas do rei-astro.”.
É naquela época de expressão sertaneja, que a mão do homem arrancando da árvore os frutos para saciar a fome, dos rios os peixes, e com projétil sibilante fazia tombar a caça, na densa mataria, a golpe audacioso do machado abria as clareiras.

Um comentário:

  1. Prezado, autor a primeira foto refere-se a cidade de Santa Rosa de Lima e nao braço do norte.

    ResponderExcluir