domingo, 23 de agosto de 2009

Angelina - SC - Brasil


A história de Angelina começa em 1845, com a família Garcia, que fixa residência naquelas terras. Mais tarde Garcia passa a se chamar um distrito do Município.

Inicialmente a colônia foi denominada Colônia Nacional, sendo reservada para nativos da região e descendentes de imigrantes açorianos da Villa de São José. Em 1858 chegaram os primeiros imigrantes alemães, vindos das colônias vizinhas de Sacramento, Santa Izabel e São Pedro de Alcântara, que batizaram o lugar com o nome de Villa Mundéus (armadilha rudimentar de caça usada na época). Além dos alemães, a Villa também abrigou imigrantes oriundos de Luxemburgo, França, Bélgica, Holanda, Itália e Polônia, que alí chegaram em torno de 1862. O primeiro diretor da colônia foi o engenheiro agrimensor Carlos Othon Schlappal.

Em 1891 torna-se distrito de São José e recebe o nome de Angelina, em homenagem ao então presidente do Conselho de Ministros do Rio de Janeiro, Ângelo Moniz da Silva Ferraz (Barão de Uruguaiana). Torna-se cidade 70 anos depois, em 1961.

Nenhum comentário:

Postar um comentário