domingo, 23 de agosto de 2009

Balneário Arroio do Silva - SC - Brasil



A História de Balneário Arroio do Silva começou em meados do século XVIII. Em uma casa no campo, as margens de um arroio que corria para o mar morava a família Silva, uma das primeiras a fixar residência na localidade, que passou a ser denominada Arroio do Silva.

A Serra Geral e o litoral de mar aberto serviam como referência para viajantes variados, entre eles emissários da corte, missionários e militares. As florestas da região eram habitadas pelos índios carijós, mas aos poucos foram estabelecidos caminhos de tropeiros, formando um grande triângulo de passagem de gado entre Viamão, no Rio Grande do Sul, e as cidades catarinenses de Araranguá e de Lages.

Devido à fartura de pescados e a boa localização, na década de 30 cerca de 20 famílias fixaram residência na localidade, que pertencia ao município de Araranguá.

Os moradores da região, visitantes da serra Catarinense e do Estado vizinho, o Rio Grande do Sul, passaram a visitar o Balneário, principalmente durante a estação do verão, atraídos pelas belas praias e pela população amistosa.

A colonização foi iniciada por imigrantes e descendentes de açorianos, italianos e alemães, que se instalaram no Arroio do Silva na segunda metade do século XIX. Após a emancipação dos distritos que compunham a região, predominou a influência açoriana, embora tenham sido preservados aspectos culturais das demais etnias.

A história política do então distrito passa a ser contada oficialmente em Abril de 1995, quando foi credenciada junto ao Presidente da Assembléia Legislativa do Estado a Comissão Pró-Emancipação de Arroio do Silva.

Após a aprovação da comunidade votando pelo "sim", no dia 29 de Dezembro de 1995 a maioria dos Deputados Estaduais aprovou a lei nº 10.055, que emancipou o então distrito Arroio do Silva. A referida lei foi sancionada pelo Governador do Estado Paulo Afonso Evangelista Vieira.

A partir deste marco histórico, Arroio do Silva foi desmembrado de Araranguá, passando a ser município e a chamar-se oficialmente pelo nome de "Balneário Arroio do Silva".

Nenhum comentário:

Postar um comentário