sábado, 29 de agosto de 2009

Brusque - SC - Brasil




A colonização oficial do Vale do Itajaí Mirim iniciou-se no período em que Francisco Carlos de Araújo Brusque ocupava a Presidência da Província de Santa Catarina. A 24 de julho de 1860, Brusque conduz os pioneiros - que colonizariam a região do atual Município de Brusque - de Nossa Senhora do Desterro (hoje Florianópolis) à barra do Rio Itajaí, na canhoneira Belmonte, da marinha imperial.
O diretor nomeado para a nova frente de colonização em terras catarinenses, barão Maximilian von Schneéburg, resolveu retribuir a atenção dispensada a ele e às famílias precursoras, denominando - o núcleo de colonização a ser instalado - de Colônia Brusque. O presidente se opôs a idéia, terminantemente. Apesar de não se constituir em denominação oficial, Schneéburg grafava o nome da Colônia como "Itajahy-Brusque" ou somente "Brusque".
Em 04 de agosto de 1860, o barão austríaco Maximilian von Schneéburg e os de 55 pioneiros alemães aportam no lugar Vicente Só (atual praça) e instalam a colônia Itajahy. As famílias vieram em pequenas embarcações, através do rio Itajaí-Mirim. A formação do tecido social multiétnico, é integrado também por ingleses (1867), poloneses (1869), italianos (1875), lusos e outras etnias. Pioneirismos como do berço da fiação e do futebol catarinense, da gênese dos Jogos Abertos, do voto eletrônico e da mais antiga Sociedade de Atiradores, o Schützenverein, em funcionamento no Brasil, marcam a trajetória histórica dos brusquenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário