sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Corupá - SC - Brasil

Rota das Cachoeiras


Foi fundado em 7 de julho de 1897 por Otto Hillbrecht e seu filho Otto Hillbrecht Filho, que compraram os lotes número 06 e 07 por 259$00 e 456$00 réis respectivamente. Foram os primeiros a deixarem registrado por escrito sua chegada a Hansa Humbolldt.
O nome Hansa Humboldt foi dado em homenagem ao naturalista alemão Alexander von Humboldt e à Companhia Hanseática de Colonização, denominada Hansa Humboldt, dirigida por Karl Fabri que tinha um contrato com o governo de Santa Catarina, para colonizar o Estado.
Corupá foi colonizada por imigrantes austríacos, suíços e, principalmente, por alemães.
Em 1908 Hansa Humboldt foi elevado à categoria de distrito de Joinville, sendo o senhor Ernesto Rucker, o primeiro intendente.
A 1 de janeiro de 1944 o nome de Hansa Humboldt foi mudado para Corupá, devido à Segunda Guerra Mundial, passando os imigrantes e descendentes alemães a serem perseguidos dentro do Brasil. Não se podia mais falar a língua alemã. Assim, os habitantes de Hansa, amedrontados, nunca se perguntaram o porquê da mudança, quem mudou e o que significava o nome. Corupá teve sua emancipação política no dia 25 de julho de 1958. O primeiro prefeito eleito foi Willy Germano Gessner.
Corupá é um nome de origem indígena e significa paradeiro de seixos (lugar de muitas pedras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário