sábado, 5 de setembro de 2009

Vargem Bonita - SC - Brasil

Vista aérea

Igreja de São Marcos

Trevo de Acesso a cidade


Sede da Prefeitura

A área territorial de Vargem Bonita pertencia às terras contestadas, disputadas internamente pelas províncias de Santa Catarina e Paraná, que se desmembraram de São Paulo em 1853, e externamente entre Brasil e Argentina.
O nome de Vargem Bonita foi dado pelos tropeiros, que usavam a localidade para repouso noturno, onde acampavam junto ao encontro das águas de três riachos.
Atraídos então, pelas belezas naturais deste lugar - várzeas, vales e lindos montes -, cativaram os seus fundadores, que viram na exuberante Vargem Bonita um local muito acolhedor. Construíram suas primeiras casas a pau-a-pique. Era o início da colonização de Vargem Bonita.
O território contestado do qual hoje Vargem Bonita faz parte, foi dividido em quatro grandes municípios, pela Lei Estadual nº 1.147, sendo eles: Chapecó, Cruzeiro (hoje Joaçaba), Mafra e Porto União. Nesta época, existia no município de Cruzeiro o povoado de Catanduvas. Em 20/08/1919, a sede do município e da comarca de Cruzeiro foi transferida de Limeira para Catanduvas, conforme a Lei nº 1.243.
Mais tarde, com o retorno da sede do Município e da Comarca para Limeira, o distrito de Catanduvas deixou de ser o centro das atenções, gerando insatisfações para os catanduvenses, levando a emancipação de Catanduvas, município ao qual pertencia o distrito de Vargem Bonita, que foi criado pela Lei nº 880, de 05/04/1963. Em 1991, o então distrito de Vargem Bonita apresentava todos os requisitos para sua emancipação.
Em 15/03/1992, através do plebiscito realizado com toda a comunidade, verificou-se que a população desejava seu desmembramento do município de Catanduvas. Dos 4.099 eleitores, 2.784 votaram no plebiscito. Deste total, 2.463 eleitores votaram pela emancipação, com índice favorável de 89,72%.
Em 30 de março de 1992, o território foi desmembrado do município de Catanduvas, através da Lei nº 8.553, daquela data, publicada no Diário Oficial nº 14.414, de 1º de abril de 1992. Surgia então o Município de Vargem Bonita, que tem uma localização privilegiada no Meio-Oeste catarinense.
O natural ou habitante de Vargem Bonita é chamado de vargembonitense.

Um comentário:

  1. Grande cidade, faz três anos que fui embora desta cidade, minha família mora lá...

    ResponderExcluir