quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Maracajá - SC - Brasil







Os primeiros colonizadores da região do Vale de Araranguá vieram de Laguna e chegaram a Campinas do Sul, provavelmente no começo do século XIX. Estabeleceram-se, em princípio, nas proximidades do Morro dos Conventos, próximo à foz do Rio Araranguá. Aventurando-se rio acima; foram atraídos pela fertilidade da terra e abundância de caça. No 03 de abril de 1880, pela lei provincial nº 901, o Distrito de Campinas do Sul se torna município, com a denominação de Araranguá.
Antes do surgimento de Morretes , como parte do distrito de Araranguá, havia a presença esparsa de agricultores, geralmente ligados ao centro urbano tradicional da sede municipal, Araranguá. A agricultura neste período, era a forma de subsistência. Entretanto, existiam, de forma incipiente, fábricas de aguardente, engenhos de açúcar grosso e de farinha de mandioca e torrefação de café.
Sabe-se que grande parte do desenvolvimento comercial da região de Criciúma deve-se "a instalação da Ferrovia Dona Tereza Cristina", incluindo a colonização de muitos municípios próximos, como o caso de Maracajá.
O município de Maracajá teve sua colonização efetivada com o início da construção do ramal ferroviário que ligava o município de Criciúma a Araranguá por volta na década de 20. Com a construção dos trilhos, ocorreu, a vinda de trabalhadores braçais e feitores de obras das mais variadas localidades, famílias de origem italiana e açoriana, o que contribuiu para a formação dos primeiros núcleos comerciais, quando Maracajá ainda chamava-se Morretes.
A troca do nome "Morretes" deu-se devido à existência de outro município no estado de Paraná com o mesmo nome, o que causava vários transtornos no envio e recebimento de correspondências. O nome escolhido foi Maracajá que em tupi-guarani significa "Gato do Mato", pelo fato de existirem muitos desses animais em suas matas.
Por volta de 1967, os habitantes de Maracajá, sente-se fortalecidos o suficiente para reinvindicar o desmembramento do município de Araranguá. Realizado tal ato Maracajá, deixou de ser distrito tornando-se Município no dia 12 de Maio de 1967, por meio da Lei nº 1.063. Muitos foram os que lutaram para esta conquista, dentre eles: Frei Eusébio de Alfredo Chaves, Antônio da Rocha, Mário Carradore, Astir Demétro da Rocha, Lauro Scarduelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário