quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Balneário Barra do Sul - SC - Brasil







Situada numa região habitada apenas por índios até o século XIX, época em que chegaram os primeiros colonizadores, Balneário Barra do Sul começou a desenvolver-se a partir da metade do século XX, com a implantação de diversas colõnias de pescadores.
Esse município pesqueiro de 7.000 habitantes, emancipado em 1992, se transforma em um animado destino de lazer no verão, quando sua população flutuante supera as 50 mil pessoas. O Balneário Barra do Sul tem como principais atrativos naturais um arquipélago de cinco ilhas, 12 km de praias - algumas com areias monazíticas - e duas lagoas próprias para banho. Localizado a 40 km de Joinville e 175 km de Florianópolis, também preserva áreas de Mata Atlântica, restinga, manguesais e dunas. Há 138 leitos em hotéis e inúmeras opções de hospedagem em casas e apartamentos de aluguel. Uma característica marcante de Barra do Sul é a cultura de origem açoriana, presente na gastronomia à base de frutos do mar e nos hábitos locais. Ao percorrer a margem da Lagoa da Costeira, o atracadouro do centro e o mercado de peixe, o visitante aprecia o cotidiano dos pescadores, que se dedicam à construção de suas próprias embarcações e apetrechos. A Lagoa Maria Fernanda é bastante frequentada por famílias com crianças. As cinco ilhas - dos Remédios, das Araras, Feia, Tipitinga e dos Lobos - ficam próximas à costa e são visitadas em barcos de turismo ou de pesca. Pode-se desembarcar na Ilha dos Remédios, habitada por algumas famílias de pescadores. Existem duas grutas, uma trilha até o outro lado e alguns pontos adequados à prática de mergulho. Na Ilha das Araras, a atração é observar a grande população dessas aves. Uma curiosidade histórica: esse mesma paisagem foi desfrutada em 1541 pelo navegador espanhol Álvaro Nunes Cabeza de Vaca, numa das primeiras expedições pela costa brasileira.

Um comentário:

  1. Oi. Eu fui pra Barra Do Sul neste fim de semana, estava chovendo um pouco mas de fato é um lugar muito lindo. Adorei o blog. Já estou seguindo. Abraços.

    ResponderExcluir