sábado, 5 de setembro de 2009

Caçador - SC - Brasil








O município de Caçador mostra em sua história desde seu princípio, a preocupação da população local com o meio-ambiente. Ainda no início, quando Caçador era disputada pelo Paraná e Santa Catarina, os habitantes locais revoltaram-se contra a Companhia Ferroviária e a indústria madeireira para evitar a devastação dos pinhais nas marginais dos trilhos.
Vale lembrar que às margens do Rio do Peixe viviam grupos primitivos, Kaingang e Xokleng, que foram substituídos pelos desbravadores que começavam a chegar a partir o ano de 1881 .
Com a construção da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande do Sul, a colonização tornou-se mais intensa e o povoado passou a chamar-se "Rio Caçador", devido a abundância de caça nas margens do rio.
Após o episódio do Contestado (grande conflito de terras, ocorrido entre 1913 e 1916 entre os Estados de Santa Catarina e Paraná que tomou proporções de extrema violência na região) outros grupos começaram a chegar. Caçador então pode contar com o dinamismo, a força e a coragem dos imigrantes poloneses, árabes, italianos, alemães, entre outros, que vieram atraídos pela atividade madeireira. Em 25 de março de 1934, Caçador tornou-se um município independente, emancipando-se política e administrativamente.
Os imigrantes e desbravadores que aqui chegaram se depararam com a exuberância da floresta nativa de araucária. Pouco tempo depois, na década de 40, Caçador já conquistava a fama de capital da madeira, como município maior produtor de pinho serrado do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário