terça-feira, 1 de setembro de 2009

Urupema - SC - Brasil

Por do sol

Igreja Matriz

Tulipas na praça

O espírito aventureiro, o desejo e a necessidade de conquista de novos horizontes; a extensa região do Planalto Catarinense, mais tarde conhecida como os "Campos de Lages" despertou o interesse de famílias, ou mesmo de aventureiros de outras partes do país, notadamente de São Paulo.
No episódio da Fundação do povoado de Sant"Ana (hoje Urupema), seduzida pelo que afirmamos acima, veio a família "Pereira de Medeiros", e aqui juntou-se à outras que estavam fixadas em São Joaquim, então pertencente à Lages.
Com o transcorrer do tempo algumas famílias, como Pinto de Arruda, Machado, Souza, Ribeiro, Borges, Alves, Pagani e outras, foram ocupando o interior da região de São Joaquim, já transformado em Município e Comarca.
Consta, conforme Antonio Francisco Lisboa, no Livro Memórias de Um Século, de 1990, que a família Pereira de Medeiros veio em uma expedição procedente da Ilha dos Açores para povoar o litoral de Santa Catarina, talvez depois de 1711, ano em que a coroa Portuguesa teria comprado, do Marquês de Cascaes, as terras doadas por D. João XI a Pedro Lopes de Souza em 1534. Essas terras eram chamadas de terras de Sant"Ana.
O Nome de Santa Catarina é atribuído à homenagem que Sebastião Caboto teria prestado a sua esposa Catarina em 1526, ano em que aportou na ilha em sua viagem ao Rio da Prata.
A família Pereira de Medeiros localizou-se na região de Palhoça e Aririú, onde ainda hoje existem muitos descendentes, quatro deles são os troncos da família de São Joaquim. Três ficaram na região onde hoje é Urupema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário