domingo, 27 de setembro de 2009

Governador Celso Ramos - SC - Brasil




Entre 1740 e 1742, bem próximo a Freguesia de São Miguel, na direção norte, foi instalado um próspero núcleo de captura e de industrialização de baleias, denominado Armação Grande, ou Nossa Senhora da Piedade.
As instalações com 5,3 mil metros quadrados de área faziam daquela armação a maior e mais importante do litoral Catarinense e a segunda mais importante do Brasil-Colônia.
Por volta do ano de 1745, colonizadores vindos das Ilhas dos Açores e da Madeira, atraídos pela pesca da baleia, fixaram-se no local. Depois vieram outros portugueses e a comunidade cresceu até sua emancipação em 6 de novembro de 1963.
"Na parte norte de Governador Celso Ramos, onde fica a sede, também se fixaram portugueses oriundos da Ericeira por volta de 1820, que tinham vindo povoar Portobelo", complementa o professor Vilson Farias.
Estava criado o município de Ganchos que foi desmembrado de Biguaçu em 06 de novembro de 1963 e a partir de 12 de maio de 1967 passou a ser denominado Governador Celso Ramos em homenagem a Celso Ramos, ex-governador do Estado de Santa Catarina, município privilegiado com uma natureza generosa e um povo ordeiro e acolhedor.

2 comentários:

  1. Boa tarde Sandro,estive olhando teu blog, lindo mesmo,encontrei-o por acaso,pois estou procurando casa em Floripa ou Celso Ramos e dei de cara com teu blog, parabéns, tb tenho um , só que de artes, fica com Deus, abraços

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer, minha filha tem uma agencia de viagens em Porto Alegre,acessa o site dela e dá uma espiadinha www.sinalviagens.com.br, tem tudo a ver com o teu blog.

    ResponderExcluir