quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Maravilha - SC - Brasil



MARAVILHA, surgiu como a obra de um visionário: para prosperar, tanto pela posição geográfica como pela importância micro-regional. Belo nome, recebido graças a “mancha de pinhais” e a expressão - que maravilha! - firmou-se unânime e espontaneamente. Serviu como atrativo à colonização pelos imigrantes gaúchos, a partir de 1949. O primeiro marco da projetada cidade de Maravilha foi solenemente colocado no dia 22.07.1951. Três núcleos deram ínicio à colonização:
Os trabalhadores e empreiteiros da Companhia Territorial Sul Brasil, que vieram abrir estradas, medir e vender terras;
As duas primeiras serrarias (Sbaraini/Benvegnu) localizada no atual trevo de acesso à cidade e (Nilo Sudbrack) atrás da atual garagem da Prefeitura, cada qual formando sua vila;
Os colonizadores gaúchos que vieram formar o núcleo central da futura cidade, na época a "Sede Maravilha" ou "Sedia".
O impulso colonizador foi tão acentuado que, em apenas nove anos, (1949-1958) a "marcha de pinhais" dava lugar à cidade! Dispensada do plebiscito, por se tratar de área de segurança nacional (Emenda Lenoir Vargas Ferreira), Maravilha tornou-se município, juntamente com inúmeros outros, através da Lei Estadual nº 348, de 21.06.1958. A instalação oficial ocorreu no dia 27.07.1958, data em que se comemora o Dia do município. Outro aspecto a destacar é o cognome de "Maravilha, Cidade das Crianças". Surgiu como "Capital da Criança" em 1970, pelo motivo do grande número de crianças presentes na escola local e nas ruas, por ocasião dos desfiles; nas festas e nas recepções às autoridades "enfeitavam-se as ruas com crianças".O censo de 1970 veio confirmar a alta taxa de natalidade e o destaque ao elemento CRIANÇA como símbolo de nossa bela cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário