quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Praia Grande - SC - Brasil





Capital Catarinense dos Canyions
Praia Grande, como parece à primeira vista não fica no litoral, mas no sopé da Serra Geral, no extremo sul catarinense. Não é uma praia comum, mas um imenso espraiado de seixos rolados. O início da colonização deu-se, por volta de 1890, pelos portugueses; pelo ano de 1918, entre outros, habitavam em Praia Grande, Idalino Cardoso, Os irmãos Camilo João lnácio, e Ricardo João lnácio, Abel Esteves de Aguiar, Amândio Cardoso de Lima e Ildefonso Ramos da Silva. Em 31 de dezembro de 1943 foi criado o Distrito de Praia Grande que passou a categoria de Vila. Possuía no ano de 1946 aproximadamente 90 prédios. A emancipação política veio através da Lei nº 348 de 21 de junho de 1958. A instalação do município deu-se em 19 de julho do mesmo ano. Gualberto Elias foi indicado como prefeito provisório, em seguida foram escolhidos os candidatos a Prefeito do novo município. Os principais fundadores de Praia Por volta de 1916 a 1917, chegaram os primeiros fundadores de Praia Grande. Estas famílias que aqui chegaram, procuravam de uma forma ou de outra servir os moradores e as comunidades vizinhas.

Ilhota - SC - Brasil




O Município de Ilhota localizado no Vale do Itajaí, foi colonizado por imigrantes belgas através de um empreendimento comercial liderado por Charles Maximiliano Luiz Van Lede, pesquisador e engenheiro que veio a essas terras movido pelo desejo de encontrar riquezas minerais. Em agosto de 1844 partiu de Ostende na Bélgica, o navio Jan Van Eyck com 114 imigrantes flamengos que ao chegarem fundaram a colônia belga aprovada pela Câmara de Deputados em julho de 1845. O nome do município foi dado por indígenas que habitavam a região antes da chegada dos belgas e deu-se devido a uma pequena ilha que existia no Rio Itajaí-Açu na altura de onde hoje situa-se a Igreja Matriz. A emancipação político-administrativa do município deu-se em 21 de junho de 1958. O município possui uma área de 253,9 Km2, aproximadamente 12 mil habitantes e faz parte da região turística Costa Verde e Mar.

Maravilha - SC - Brasil



MARAVILHA, surgiu como a obra de um visionário: para prosperar, tanto pela posição geográfica como pela importância micro-regional. Belo nome, recebido graças a “mancha de pinhais” e a expressão - que maravilha! - firmou-se unânime e espontaneamente. Serviu como atrativo à colonização pelos imigrantes gaúchos, a partir de 1949. O primeiro marco da projetada cidade de Maravilha foi solenemente colocado no dia 22.07.1951. Três núcleos deram ínicio à colonização:
Os trabalhadores e empreiteiros da Companhia Territorial Sul Brasil, que vieram abrir estradas, medir e vender terras;
As duas primeiras serrarias (Sbaraini/Benvegnu) localizada no atual trevo de acesso à cidade e (Nilo Sudbrack) atrás da atual garagem da Prefeitura, cada qual formando sua vila;
Os colonizadores gaúchos que vieram formar o núcleo central da futura cidade, na época a "Sede Maravilha" ou "Sedia".
O impulso colonizador foi tão acentuado que, em apenas nove anos, (1949-1958) a "marcha de pinhais" dava lugar à cidade! Dispensada do plebiscito, por se tratar de área de segurança nacional (Emenda Lenoir Vargas Ferreira), Maravilha tornou-se município, juntamente com inúmeros outros, através da Lei Estadual nº 348, de 21.06.1958. A instalação oficial ocorreu no dia 27.07.1958, data em que se comemora o Dia do município. Outro aspecto a destacar é o cognome de "Maravilha, Cidade das Crianças". Surgiu como "Capital da Criança" em 1970, pelo motivo do grande número de crianças presentes na escola local e nas ruas, por ocasião dos desfiles; nas festas e nas recepções às autoridades "enfeitavam-se as ruas com crianças".O censo de 1970 veio confirmar a alta taxa de natalidade e o destaque ao elemento CRIANÇA como símbolo de nossa bela cidade!

Bandeirante - SC - Brasil




A colonização da região onde hoje está localizado o município de Bandeirante começou no início por volta de 1940. Descendentes de imigrantes italianos e alemães deixaram o Rio Grande do Sul, especialmente a Serra Gaúcha, e desbravaram o Extremo Oeste do Estado, estimulados pela possibilidade de enriquecer extraindo madeira, com destaque para o pinheiro. Os colonizadores vieram através da Colonizadora Rui Luchesi e se instalaram, em sua maioria, às margens do Rio das Flores.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Descanso - SC - Brasil




Mais de 80% da população desse município de 9.000 habitantes, localizado a 120 km de Chapecó e a 680 km de Florianópolis, tem descendência polonesa. A presença cultural da etnia se revela com força na gastronomia. Aqui é muito apreciado o "pierogi", o mais famoso prato polonês: pastel cozido na água, recheado de ricota com chucrute ou batata, servido ao molho de nata com linguiça ou bacon. O nome da cidade remonta ao ano de 1925: A Coluna Prestes avança pelo país. Às margens do Rio Arroio Macaco, interrompe a marcha para descansar. Hoje, na Praça Francisco Masure, é possível visitar o Monumento ao líder comunista Luís Carlos Prestes e a sua esposa Olga Benário. Outro monumento de destaque é o Cristo-Rei que, do alto do Morro do Cristo, pode ser avistado de qualquer ponto do município. A estátua, com 12 m de altura, esculpida em concreto, foi construída em 1949. Na época, era a terceira maior Brasil. A queda d'água de Salto Formoso, situada na divisa com Belmonte, é outro atrativo turístico. Descanso dispõe de apenas um hotel e três campings. Fonte: Roteiros Turísticos Regionais